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Teste do Desenho do Relógio

Teste do Desenho do Relógio (TDR)

Objetivo: Avaliar funções cognitivas, incluindo praxia visuo-construtiva, planejamento, funções executivas e compreensão verbal.

Materiais: Folha de papel em branco (sem linhas), caneta ou lápis.

Instruções para Aplicação
  1. Entregue ao paciente a folha de papel e o lápis/caneta.
  2. Diga claramente: "Por favor, desenhe um relógio redondo, grande, com todos os números dentro dele."
  3. Aguarde o paciente desenhar o círculo e os números. Não interfira, a menos que o paciente pergunte se pode apagar ou corrigir (permita correções).
  4. Após o paciente terminar de colocar os números, diga: "Agora, por favor, coloque os ponteiros marcando [HORA PADRÃO, ex: onze horas e dez minutos (11:10) ou duas horas e quarenta e cinco minutos (2:45)]." (Escolha uma hora que exija o posicionamento dos dois ponteiros em locais distintos e que não se sobreponham completamente).
  5. Observe o processo e o resultado final.
Critérios Comuns de Pontuação/Interpretação

Existem vários sistemas de pontuação. Um dos mais simples e frequentemente utilizados envolve a análise qualitativa e alguns critérios mais objetivos. Para uma avaliação clínica, considere os seguintes aspectos (não necessariamente para gerar um "escore" único aqui, mas para guiar a observação):

1. Contorno do Círculo (Praxia)

  • Normal/Esperado: Círculo razoavelmente redondo e fechado.
  • Alterações: Forma muito distorcida, não fechado, achatado, muito pequeno.

2. Números (Planejamento, Organização Visuoespacial)

  • Normal/Esperado: Todos os números de 1 a 12 presentes, em ordem correta, com espaçamento relativamente adequado dentro do círculo.
  • Alterações Comuns:
    • Omissão de números.
    • Perseveração de números (ex: 1, 2, 2, 3).
    • Números fora do círculo.
    • Espaçamento irregular (ex: "crowding" dos números em um lado).
    • Inversão de números (ex: 6 em vez de 9).
    • Ordem incorreta.
    • Uso de algarismos romanos ou outros símbolos se não solicitado.

3. Ponteiros (Função Executiva, Compreensão)

  • Normal/Esperado: Dois ponteiros presentes, com distinção de tamanho (horas menor, minutos maior), apontando corretamente para a hora e minuto solicitados.
  • Alterações Comuns:
    • Omissão de um ou ambos os ponteiros.
    • Ponteiros não se originam do centro.
    • Ponteiros do mesmo tamanho.
    • Hora incorreta (ex: ponteiro das horas no 10 para "11:10").
    • Minuto incorreto (ex: ponteiro dos minutos no 11 para "11:10").
    • Confusão entre ponteiros (ex: ponteiro das horas marcando os minutos).
    • "Mãos de relógio de prateleira" (ponteiros desenhados como linhas retas sem distinção).
    • Representação digital da hora (ex: escrever "11:10") em vez de desenhar os ponteiros.

Observação: A imagem abaixo é apenas um exemplo de desenho para o teste do MEEM e não necessariamente um gabarito para o Teste do Relógio. O ideal é que o profissional tenha um gabarito visual de um relógio bem desenhado marcando a hora solicitada.

Exemplo de Desenho (ilustrativo)

Interpretação Geral (Qualitativa):

  • Um desenho perfeito ou com erros mínimos geralmente indica boa função cognitiva global para este teste.
  • Erros significativos no contorno, na disposição dos números ou no posicionamento dos ponteiros podem sugerir disfunção executiva, problemas visuoespaciais ou déficits de planejamento, frequentemente associados a quadros demenciais (ex: Doença de Alzheimer) ou outras condições neurológicas.
  • O tipo de erro pode fornecer pistas sobre o domínio cognitivo mais afetado.
  • A sensibilidade e especificidade variam conforme o sistema de pontuação e a população estudada. Geralmente, é mais útil como ferramenta de rastreio e acompanhamento do que para diagnóstico isolado.
Registro das Observações e Análise

Referências comuns: Shulman KI. Clock-drawing: is it the ideal cognitive screening test? Int J Geriatr Psychiatry. 2000. Sunderland T, et al. Clock drawing in Alzheimer's disease. A novel measure of dementia severity. J Am Geriatr Soc. 1989.