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Meem - Mini Exame do Estado Mental (Mini Mental)

Mini Exame do Estado Mental (MEEM)

Instruções: Aplique os itens ao paciente e marque um ponto para cada resposta/ação correta. A pontuação total máxima é 30.

Importante: O ponto de corte para suspeita de déficit cognitivo varia com a escolaridade. Selecione a escolaridade ao final.

Verifique se a opção "Cálculo ou Atenção" e a "Escolaridade" foram selecionadas antes de calcular.

1. Orientação Temporal (Máx. 5 pontos)

Pergunte: "Em que... [item] ...nós estamos?"






2. Orientação Espacial (Máx. 5 pontos)

Pergunte: "Onde nós estamos agora? Que... [item] ...é este?"






3. Registro (Máx. 3 pontos)

Fale 3 palavras (ex: Pente, Rua, Azul) claramente, 1 por segundo. Peça para repetir imediatamente. Marque 1 ponto para cada palavra repetida na primeira tentativa. Diga que perguntará novamente depois.




4. Atenção e Cálculo (Máx. 5 pontos)

Escolha UMA das opções abaixo (cálculo OU soletração) e marque os pontos correspondentes (máximo 5).


5. Evocação (Máx. 3 pontos)

Pergunte: "Quais foram as 3 palavras que pedi para você memorizar antes?"




6. Linguagem - Nomeação (Máx. 2 pontos)

Mostre objetos comuns (ex: Relógio, Caneta) e peça para nomear.



7. Linguagem - Repetição (Máx. 1 ponto)

Peça para repetir a frase: "Nem aqui, nem ali, nem lá". (Apenas 1 tentativa)

8. Linguagem - Comando Verbal (Máx. 3 pontos)

Dê o comando em 3 estágios: "Pegue este papel com a mão direita, dobre-o ao meio e coloque-o no chão."




9. Linguagem - Leitura (Máx. 1 ponto)

Mostre um papel com a frase "FECHE OS OLHOS" escrita. Peça para ler e fazer o que está escrito.

10. Linguagem - Escrita (Máx. 1 ponto)

Peça para escrever uma frase completa (com sujeito e verbo, com sentido). Ignore erros de grafia/gramática.

11. Praxia Construtiva - Cópia (Máx. 1 ponto)

Peça para copiar o desenho dos dois pentágonos intersectados. (1 ponto se todos os 10 ângulos estiverem presentes e a intersecção formar um quadrilátero).

Desenho MEEM para cópia
12. Escolaridade do Paciente

Selecione o nível de escolaridade para ajustar a interpretação.

Pontos de Corte Sugeridos (Brasil - Bertolucci et al., 1994):

  • Analfabetos: Pontuação < 20 sugere déficit
  • 1 a 4 anos de estudo: Pontuação < 25 sugere déficit
  • 5 a 8 anos de estudo: Pontuação < 26 sugere déficit
  • 9+ anos de estudo: Pontuação < 28 sugere déficit

Fonte: Bertolucci PHF, et al. Arq Neuropsiquiatr. 1994.